500 alunos de Paços de Ferreira vestiram “a pele de um guerreiro

500 alunos de Paços de Ferreira vestiram “a pele de um guerreiro

Durante um dia, cerca de 500 alunos das escolas de Paços de Ferreira vestiram a pele de um guerreiro e foram conhecer a Citânia de Sanfins através de recriações históricas feitas pelas gentes da terra.

A iniciativa, organizada no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e que fez parte do programa nacional das comemorações, decorreu esta sexta-feira e teve como objectivo despertar o interesse dos jovens pelo património do concelho. Recorde-se que a Citânia de Sanfins é um dos maiores castros da Península Ibérica.

Em vários pontos da Citânia, os alunos puderam assistir a uma “lição de história ao vivo”. Além de participarem em jogos da época, assistiram à encenação da “Lenda dos Três Sapinhos do Hortal”, à recriação de uma cerimónia fúnebre, a um concílio, à actividade de um ferreiro e de uma tecelagem e à feitura de pão de bolota, entre outros.

Os figurantes foram gente da terra. As encenações estiveram a cargo de elementos do projecto “Estamos no Ir ou no Vai”, que integra pessoas dos bairros sociais do concelho, dos idosos do Centro Social e Paroquial de Sanfins, dos alunos da Escola Profissional Vértice e da Escola Secundária de Paços de Ferreira e de funcionários da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

Segundo a autarquia, responsável pela iniciativa, os objectivos passam por dinamizar e dar a conhecer a Citânia de Sanfins e envolver a comunidade escolar na preservação do património.

Fonte: http://verdadeiroolhar.pt/2017/04/21/500-alunos-pacos-ferreira-vestiram-pele-um-guerreiro/